Mau contato na captura

Falha na captura, como interferência (comprometendo a qualidade da imagem), congelamento do micro durante a captura, captura em branco e preto e, até mesmo, ausência de sinal.

°  Causas

Ocorrem muito freqüentemente por  mau contato do cabo da captura com a placa devido ao pluga-despluga rotineiro, quer seja no uso de notebooks quer seja em computadores, no momento da limpeza da sala (este último muito frequente na endoscopia).

°  Solução

O reparo do conector de vídeo tanto da placa de captura como do dispositivo USB de captura não é possível. Requer a aquisição de nova placa/dispositivo. A prevenção é fundamental:

  • Minimizar o pluga-despluga
  • Utilizar um balloon de sacrificio

 Imagem

Os  balloons são emendas. A idéia é deixar um cabinho conectado permanentemente à placa  e ‘amarrado’ ao PC, eliminando o risco de mau contato do cabinho com a placa.. Usar o baloon para conectar ao cabo s-video que está conectado e ‘amarrado’ao aparelho. Assim o balloon fica de sacrifício, isto é, o desgaste de conectar/desconectar ocorre no balloon e não na placa nem no aparelho.

 

A desvantagem de usar os balloon de sacrifício está na possibilidade de maior interferência, pelo maior número de contatos e maior comprimento do cabo. Pare evitar isto:

  • Usar sempre utilizar cabos de vídeo de boa qualidade, com blindagem coaxial e ponteiras banhadas a ouro.
  • Passar os cabos longe de fontes de campos eletromagnéticos (transformadores, estabilizadores, inclusive cabos de força).
  • Usar cabos mais curtos possíveis.

Sobre lbercht
Médico, expert em informática médica. Criador da arquitetura 2LTG (two level topic grouping) base do sistema de laudos estruturados Scriba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: